tratamento de úlceras de pressão

Tratamento de úlceras de pressão

Publicado em 15 de junho de 2016

Veja algumas medidas básicas no tratamento de úlceras de pressão e como preveni-las

A úlcera de pressão pode ser definida como uma lesão de pele causada pela interrupção sanguínea em uma determinada área, desenvolvida devido a uma pressão aumentada por um período prolongado. Chamada também de úlcera de decúbito ou escara, este último termo é utilizado quando se apresenta uma parte necrótica ou crosta preta na lesão. Os locais mais frequentes para o seu aparecimento são na região sacra, calcâneo, nádegas, trocânteres, cotovelos e troncos e seu desenvolvimento está diretamente associado à compressão de um tecido mole entre uma proeminência óssea e uma superfície dura.

Pacientes acamados, que são ou foram fumantes, diabéticos, pacientes com incontinência fecal e urinária – com o uso de fraldas – desnutridos, idosos, pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade e com problemas de circulação arterial fazem parte do grupo que corre mais riscos ao desenvolvimento e ao tratamento de úlceras de pressão. Alguns fatores de risco pode aumentar a probabilidade do surgimento, tais como fricção, pressões prolongadas, idade avançada, infecções, deficiência de vitaminas, edema e umidade excessiva e imobilidade, entre outras.

O tratamento de úlceras de pressão consiste na limpeza da lesão com jato de soro fisiológico, preferencialmente morno. Para que o jato seja eficaz, é necessário perfurar o frasco do soro com uma agulha 40×12 ou 30×8, para que ele limpe a ferida sem destruir o que o próprio organismo vem reconstruindo. Se houver a presença de escaras sobre a lesão, ela deverá ser retirada por um profissional médico ou enfermeiro especializado.

Diversos são os produtos para auxiliar no tratamento de úlceras de pressão. A indicação fica a critério médico e os resultados são bastante eficazes. Contudo, existem formas de prevenção simples, para evitar que se precise de tratamento, tais como manter um colchão piramidal – caixa de ovo – sobre o colchão da cama de pacientes acamados e mudá-lo sempre de posição, manter a hidratação, trocar fraldas a cada três horas mantendo o paciente limpo e seco, realizar massagem suave na pele sadia em áreas potenciais de pressão com loção umectante, utilizar sabonetes com pH neutro para realizar a limpeza da região genital e colocar travesseiros macios embaixo dos tornozelos para elevar os calcanhares, entre muitas outras. Essas medidas, além de preventivas, auxiliam no tratamento das úlceras de pressão e na pronta recuperação do paciente.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em feridas e queimaduras.

Conheça nossa página no Facebook   Clique Aqui

 

    Tags:
Voltar