Tratamento de úlceras no pé diabético

Tratamento de úlceras no pé diabético: Como identificar o problema?

Publicado em 13 de fevereiro de 2019

Conheça o tratamento de úlceras no pé diabético e saiba quando deve procurar seu médico

Quando se deve procurar tratamento de úlceras no pé diabético? O pé diabético é um termo muito utilizado para se referir a pessoas diabéticas que possuem grande facilidade de apresentar problemas nos pés.

Feridas, tromboses, infecções internas ou externas e úlceras são alguns dos problemas mais frequentes nessas pessoas, que precisam de cuidados especiais e uma maior atenção com a sua saúde.

No Brasil, estima-se que pelo menos 85% dos custos com a saúde pública seja destinado ao tratamento de úlceras no pé diabético, assim como pessoas que apresentam algum dos outros problemas mencionados mais acima. Entenda como identificar o problema e trata-lo corretamente:

Como se prevenir: Para que não seja necessário iniciar um tratamento de úlceras no pé diabético, o ideal é que o paciente que tenha diabetes fique atento, se precavendo do aparecimento de úlceras e outras doenças, a fim de evitar maiores complicações. Os cuidados básicos envolvem o uso correto dos medicamentos prescritos por um médico de confiança, uso de sapatos baixos, confortáveis e com material diferenciado, colocar os pés para cima com frequência e observá-los diariamente, a fim de notar qualquer mudança.

Como identificar: Sensação de formigamento, queimação e mudança repentina de temperatura, alteração na cor e deformidade nos ossos dos pés são alguns dos principais sintomas que indicam problemas de úlceras. Fique atento a possíveis dores e mudanças nos pés diabéticos e, se notar alguma diferença, procure um médico com urgência.

Como iniciar o tratamento: Antes que o paciente inicie o tratamento das úlceras, são solicitados alguns exames, que devem ser realizados com uma certa frequência. Com o acompanhamento de um médico especializado, o paciente deve ingerir corretamente os antibióticos, e passar as pomadas corretamente, com as mãos sempre limpas, cuidar da pele diariamente, trocar os curativos, evitar estresse, peso ou pressão do local infectado ou o contato direto com ambientes sujos. Além disso, o controle da diabetes deve ser intensificado, fazendo o uso correto de insulina e controle da dieta, que será cada vez mais restrita.

Conheça a Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, que desfruta de uma tecnologia e equipe qualificada para cuidar dessas e outras doenças de pele, além de queimaduras de todos os graus.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Úlceras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

 

    Tags:
Voltar