colostomia

Você sabe o que é Colostomia?

Publicado em 5 de outubro de 2016

A Colostomia é um procedimento cirúrgico efetuado na parede abdominal para criar uma abertura que vise o bem-estar e a qualidade de vida para o operado

A Colostomia é um procedimento cirúrgico realizado para que se crie uma abertura na parede abdominal – denominado estoma – com o intuito de ligar a ela uma terminação do intestino para que as fezes e os gases do paciente possam ser eliminados. Uma bolsa adesiva é acoplada ao estoma para coletar os produtos intestinais. De caráter permanente ou temporário, a Colostomia pode ser sugerida por diversas razões, como inflamações, neoplasias, imperfuração anal, amputação ou corpos estranhos introduzidos no reto, fístulas retrovaginais e lesões extensas ao redor do ânus, entre outros. Em situações como neoplasia obstrutiva inoperável, a cirurgia de Colostomia também é indicada.

O paciente que precisa realizar a Colostomia deve ser hospitalizado sob anestesia geral para receber a incisão no abdome, onde o tecido sadio do intestino é preso, constituindo um orifício pelo qual os gases e as fezes são eliminados, sendo colhidos por uma bolsa adesiva posicionada em torno dessa abertura. Periodicamente, essa bolsa adesiva deve ser esvaziada para o bem-estar e conforto do paciente, além da assepsia necessária ao local. De uma maneira geral, o segmento intestinal exteriorizado depende de fatores como o local comprometido, o tipo de afecção, as preferências do médico e as condições clínicas do paciente.

No pós-operatório de um paciente de Colostomia é preciso evitar peso em excesso para não causar pressão intra-abdominal, assim como não são permitidos exercícios que exijam esforço demasiado, o uso de cintas e alimentos e bebidas que produzam muitos gases. Sobre os alimentos, em específico, é fundamental a boa mastigação. Em se tratando da limpeza do local da cirurgia, é preciso manter a pele em volta do estoma sempre limpa e depilada e estar atento para que insetos não pousem na Colostomia. O acompanhamento de uma enfermeira para os pacientes operados é indicado, ainda que o procedimento não seja tão complexo, sob orientação médica. Isso se faz necessário em função da atenção especial que a bolsa adesiva requer, com trocas constantes de curativos e bolsa coletora, além do controle de eliminações e monitoramento do orifício. O trabalho do profissional de saúde é primordial para cuidar de possíveis reações e complicações pós-cirúrgicas, como irritações da pele ao redor do orifício da Colostomia, infecções da pele e sangramento, entre outros.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em cirurgia de colostomia.

Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar