Obesidade

Publicado em 20 de julho de 2018

Evidências sugerem que as prevalências de sobrepeso e obesidade têm aumentado, tanto em países desenvolvidos como em desenvolvimento. A obesidade e o sobrepeso estão associados a várias doenças, entre as quais enfermidades cardiovasculares (e seus fatores de risco hipertensão e hiperlipidemias), diabetes mellitus e certos tipos de câncer.
A ocorrência da obesidade nos indivíduos reflete a interação entre fatores dietéticos e ambientais com uma predisposição genética. Dentre os fatores alimentares, pode-se destacar o aumento do consumo de alimentos, principalmente os mais calóricos. Por tanto adotar hábitos de vida saudáveis é de grande importância!

ORIENTAÇÕES

• Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 a 3 lanches intermediários por dia. Não pule as refeições;
• Inclua diariamente 6 porções do grupo dos cereais (arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
• Coma diariamente legumes, verduras e frutas;
• Coma feijão com arroz com frequência. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
• Consuma leite e derivados semi/desnatados, porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
• Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação;
• Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos;
• Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições;
• Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física (de acordo com a recomendação para cada caso) todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Procure sempre um profissional que lhe oriente.

Voltar