Tratamento de Úlceras Vasculares

Como é o tratamento de úlceras vasculares?

Publicado em 18 de julho de 2018

Feridas nos pés e nas pernas que não cicatrizam com facilidade podem ser sinais de doença. É de extrema importância buscar atendimento médico precocemente para evitar que o problema se agrave.

Saiba o que são, como identificar e, principalmente, de que forma é realizado o tratamento de úlceras vasculares.

O que são úlceras vasculares?

Úlceras vasculares ou venosas, como também é conhecida a doença, são feridas crônicas nos membros inferiores. Geralmente, a causa está relacionada a problemas de circulação sanguínea. Isto é, quando o sangue fica parado em determinado local, favorecendo a formação de lesões.

Pessoas que possuem varizes e não realizam nenhum tipo de tratamento, têm excesso de peso, são sedentárias e fumam estão mais propensas a desenvolver a doença. Normalmente, as feridas são avermelhadas, com formato irregular, provocam dor e inchaço.

Como é realizado o tratamento?

A ferida pode infeccionar, aumentar de tamanho e evoluir para uma infecção na pele, osso e, inclusive, transformar-se em um câncer. Por isso, é indispensável buscar atendimento médico. Cada caso deve ser analisado cuidadosamente, no entanto, o tratamento de úlceras vasculares pode ser realizado com:

CURATIVOS: eles protegem as feridas de infecções e aceleram o processo de cura. É importante lavar o local com soro fisiológico, retirar o excesso de secreção e cobrir com gaze. O curativo deve ser trocado, pelo menos, uma vez ao dia.

MEIAS ELÁSTICAS: as meias de média e alta compressão, assim como as ataduras elásticas, ajudam no processo de cicatrização, diminuindo o inchaço e evitando a formação de coágulos. Porém, normalmente são indicadas para casos de úlcera vascular menos graves.

ELEVAÇÃO DAS PERNAS: é importante fazer repouso durante algumas horas do dia, elevando as pernas. Isso também contribui para a diminuição do inchaço e favorece a circulação sanguínea.

MEDICAMENTOS: alguns medicamentos podem ser usados para auxiliar no tratamento, como antibióticos para combater bactérias e anti-inflamatórios para aliviar a dor, além de vasodilatadores para reduzir o inchaço das pernas.

CIRURGIA VASCULAR: a cirurgia é indicada para casos mais graves, quando os demais tratamentos não surtiram efeito. Nesse caso, pode ser realizada a remoção ou fechamento das veias.

O sucesso do tratamento não depende apenas do empenho e dedicação do paciente, mas também do conhecimento médico qualificado. Por isso, busque quem entende e se preocupa com a sua saúde. A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, é referência nesse tipo de atendimento em Florianópolis, Santa Catarina.

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em úlceras vasculares
Conheça nossa página no Facebook Clique Aqui

    Tags:
Voltar