Traumas e queimaduras em crianças: como lidar com o público infantil

Traumas e queimaduras em crianças: como lidar com o público infantil

Publicado em 28 de maio de 2020

Conheça causas, tratamentos e dicas de prevenção para evitar traumas e queimaduras em crianças

O público infantil está classificado pela medicina como um grupo potencialmente de risco quando o assunto é traumas e queimaduras. Isso se explica pela inerente curiosidade das crianças e também, em alguns casos, pela falta de cuidado de pais e responsáveis. Neste sentido, o ambiente domiciliar surge como foco principal da ocorrência de acidentes, e tem na cozinha – por motivos óbvios – o maior número de registros de casos.

 

De tomadas de energia sem proteção ao acesso à tampa do forno do fogão, todos os detalhes
são importantes para evitar a exposição infantil às lesões

Conforme a criança cresce, sua curiosidade demanda mais atenção. O que antes era sem importância, torna-se fundamental na segurança para evitar o surgimento e o tratamento de queimaduras. Fique por dentro:

 

Causas

Variam de acordo com a idade infantil e acompanham o desenvolvimento da criança. Por isso, com regularidade pais e responsáveis devem estar atentos às medidas necessárias para evitar danos. Fios expostos, tomadas sem proteção, toalhas de mesa compridas, portas de cozinha abertas e acesso ao fogão são as principais causas de traumas e queimaduras no público infantil. Nestes exemplos, vale ressaltar, a criança é agente e causadora das lesões, ainda que não tenha consciência plena dos seus atos. No entanto, outros casos leves de descuido de adultos podem implicar em complicações, como alta temperatura da água do banho e ingestão de alimentos quentes demais;

 

Tratamento

Diante do acidente, quando não for possível evitá-lo, é primordial lembrar que você deve ter calma e tranquilidade para dominar a situação e manter a criança sob controle. Só assim você terá sucesso no primeiro atendimento. A primeira atitude a tomar é interromper o processo de queimadura e colocar a área atingida debaixo de água corrente, em temperatura ambiente. Com o local afetado resfriado, é possível verificar o grau da lesão para iniciar o tratamento de traumas e queimaduras. Em lesões de 2º e 3º graus, o auxílio médico é urgente, devido à gravidade. Em casos de queimaduras de 1º grau, se a área atingida for de pequena extensão, os cuidados podem ser ministrados em casa. Mesmo assim, é preciso observar a evolução da cicatrização para evitar que a lesão se agrave;

 

Prevenção

Prevenir é sempre o melhor remédio. Apesar da frase clichê, na prática ela sempre traz mais tranquilidade e, principalmente, evita a dor dos pequenos em traumas e queimaduras. Portanto, não deixe de adotar medidas simples, mas de extrema eficiência, tais como: use toalhas de mesa curtas ou dobradas, de maneira que não fiquem ao alcance da criança; mantenha os cabos de panela virados para dentro do fogão e dê preferência às bocas de trás; armazene produtos inflamáveis em locais altos e trancados; teste a temperatura da água, em chuveiro ou banheira, antes do banho, e faça o mesmo com alimentos e líquidos; proteja tomadas com tampas apropriadas e evite acender velas; e, por fim, explique à criança, dependendo da idade, o quanto é importante se conscientizar para evitar acidentes.

 

A  Cepelli atua desde 2013 como referência, em Florianópolis, no tratamento em queimaduras. Em nossas instalações, contamos com profissionais altamente capacitados a receber pacientes para os mais diversos cuidados oriundos de lesões e traumas. Com tecnologia de ponta na área de saúde, praticamos o atendimento humanizado como forma de minimizar a dor e reintegrar o público infantil ao seu ambiente social.

 

    Tags:
Voltar