Traumas e queimaduras: prestando os primeiros socorros

Traumas e queimaduras: prestando os primeiros socorros

Publicado em 15 de abril de 2020

Saiba como proceder para ajudar pacientes vítimas de traumas e queimaduras

 

Traumas e queimaduras são feridas causadas, geralmente, por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos. Fogo, combustível, superfícies superaquecidas, radiação solar e fogos de artifícios estão entre os principais agentes causadores.

As queimaduras de 1º, 2º ou 3º grau são determinadas pela destruição parcial ou total da pele, atingindo ou não camadas mais profundas, como músculos, tendões e ossos. Por isso, os primeiros socorros são tão determinantes para o paciente.

 

Seja qual for o grau dos traumas e queimaduras, fique atento em como proceder e o que você deve evitar fazer

 

Classificadas de acordo com sua profundidade e tamanho, as queimaduras que atingem somente a epiderme, causando dor e vermelhidão, não deixando bolhas, são chamadas de 1º grau; as de 2º grau envolvem a epiderme e a porção mais superficial da derme, quando são mais brandas, mas já apresentam bolhas e um aspecto úmido na lesão; quando são mais profundas atingem toda a derme e podem destruir as terminações nervosas da pele; já as de 3º grau atingem nervos, glândulas sudoríparas e capilares sanguíneos, chegando aos músculos e ossos.

 

Porém, mais importante e decisivo para o paciente do que saber identificar qual o tipo de lesão, são os primeiros socorros. E, neste caso, interromper o quanto antes o contato do agente causador dos traumas e queimaduras com a pele é fundamental para minimizar dores, diagnósticos e tratamentos. Veja o passo a passo:

 

Primeira ação

É essencial lavar o local atingido com água corrente em temperatura ambiente, até que a área atingida seja resfriada. Mesmo que aparentemente se trate de uma queimadura de 1º grau, é indicado procurar ajuda médica para evitar danos posteriores;

 

O que não fazer

Para a maioria dos leigos, essas informações são essenciais para não piorar o cenário. Não se deve tocar a queimadura com as mãos, furar as bolhas ou tentar descolar tecidos grudados na pele queimada. Soluções caseiras, como colocar manteiga, café ou creme dental sobre a lesão não trazem nenhum benefício. Pelo contrário, podem infectar ainda mais o local;

 

Queimaduras mais graves

Em caso de traumas e queimaduras de 2º ou mesmo 3º grau, ir ao encontro do auxílio profissional pode ser o fator diferencial para salvar a vida do paciente. Quando grandes áreas do corpo são lesionadas, a atuação médica é determinante para não agravar a queimadura. Portanto, seja rápido e remova a pessoa até o hospital, posto de saúde mais próximo. Em caso de impossibilidade, ligue para a Samu ou para o Corpo de Bombeiros, nos telefones 192 e 193, respectivamente;

 

Diagnóstico e tratamento

A ação de primeiros socorros e o breve diagnóstico são fatores que contribuem para uma recuperação mais célere do paciente com traumas e queimaduras. Após avaliação médica e classificação da lesão, o tratamento pode incluir desde pomadas cicatrizantes até extensas cirurgias para enxerto de pele, por exemplo.

 

A Cepelli, Centro Clínico Avançado no Tratamento de Feridas e Queimaduras, atua desde 2013 em Florianópolis como referência. Com atendimento humanizado, profissionais capacitados e tecnologia de última geração, estamos aptos a receber pacientes com traumas e queimaduras. Além do diagnóstico e atendimento, realizamos tratamento e cirurgias, a fim de devolver ao paciente a normalidade na vida pessoal, social e profissional.

 

A Clínica Cepelli oferece tratamento especializado em Tratamento de Queimaduras

Conheça nossa página no Facebook e o nosso Instagram

    Tags:
Voltar